MANUAL DE CONSOLIDAÇÃO

23/01/2011 18:48

 

CONSOLIDAÇÃO: COMO FAZER?

A consolidação é um importante passo no processo de se tornar discípulo de Jesus pelo qual uma pessoa pode passar. Após ter um encontro com Cristo e decidir segui-lo, um recém-convertido pode não estar totalmente consciente e esclarecido de sua nova fé, surgindo daí a importância e os objetivos da consolidação.

Todo e qualquer discípulo de Jesus, que tenha convicção e maturidade quanto à sua fé, pode e deve ser um consolidador. Na Grande Comissão (Mateus 28.18-20), Jesus ordenou aos seus discípulos que fi­zessem outros discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o que, em nosso contexto, pode ser chamado de consolidação.

O que é um recém-convertido consolidado? É um discípulo consciente e esclarecido de sua nova fé, que, a partir disso, assume um compromisso com Cristo e a sua Igreja e que, assim, recebe o batismo. Uma pessoa alcança essa posição sozinha e por conta própria? Na maioria das vezes, não, como bem nos ilustra a história da conversão do apóstolo Paulo, registrada em Atos 9.1-19.

Como, entretanto, pode-se consolidar uma pessoa em sua nova fé? Quais são os passos para isso? Este pequeno manual tem exatamente este objetivo: direcionar e orientar os discípulos convictos e maduros da IBA a como consolidar os recém-convertidos, ou decididos, de nossa igreja. Que ele seja uma grande fonte de ajuda para você, consolidador! Entretanto, não se esqueça de buscar e depender do Espírito Santo para isso!


PASSOS DA CONSOLIDAÇÃO:

TELEFONEMA OU FONO-VISITA

Basicamente, há dois tipos de recém-convertidos: os que já fazem parte de uma célula e os que ainda não fazem parte de uma. Quanto àqueles que já estão em uma célula, os líderes deverão chamar os seus membros convictos e maduros para consolidá-los. Nesse caso, o consolidador deverá conversar, ou na reunião da célula ou por telefone, com o recém-convertido, agendando com ele um primeiro encontro para a consolidação, o qual poderá ser na residência de um dos dois ou em outro local (restaurante, lanchonete, etc.) e, nesse primeiro e nos demais encontros, agir conforme os próximos passos.

Quanto àqueles que ainda não estão em uma célula e se decidiram ou converteram a Cristo nos Encontros e cultos da IBA, no contexto desses eventos, foram preenchidas ­fichas de decisão com os dados desses recém-convertidos, as quais foram encaminhadas para a Secretaria de Células da IBA e, de lá, foram distribuídas para os líderes de célula. De posse dos dados de um recém-convertido, o líder de célula deverá escolher um dos seus membros convictos e maduros e delegar-lhe a consolidação do mesmo. O consolidador, então, deverá ligar para o recém-convertido. Nesse primeiro contato, ele deverá apresentar-se, dizer-lhe de onde e como obteve o seu nome e telefone e o motivo da ligação, convidá-lo para a reunião de sua célula, agendar com ele um primeiro encontro para a consolidação e, ao ­final, orar por ele.

Obviamente, é possível que a pessoa não aceite o convite para a reunião da célula e/ou agendar um encontro para a consolidação. Nesse caso, o consolidador deverá dar um retorno para o líder de célula, o qual, no caso de negativa do convite para a reunião da célula, também deverá dar um retorno para a Secretaria de Células. Sendo aceito o convite para a reunião da célula, o consolidador deverá oferecer-lhe uma carona e agir como um introdutor e facilitador de relacionamentos entre o recém-convertido e o grupo da célula, até que ele esteja entrosado. Sendo aceito o agendamento do primeiro encontro para a consolidação, o consolidador deverá agir conforme os próximos passos.

PRIMEIRO ENCONTRO: CONFIRMANDO MINHA DECISÃO

Os encontros para a consolidação devem ter como marcas a pessoalidade e a informalidade, ou seja, um ambiente relacional, leve e descontraído, em clima de “bate-papo”. No primeiro encontro, comece a conversa com assuntos do dia-a-dia, para quebrar o gelo. Logo após ou em meio a isso, transicione o assunto da conversa para o tema do encontro, contando para o recém-convertido o seu testemunho de conversão a Cristo.

Caixa de texto: 1.	Quando e onde se deu a sua experiência de conversão a Cristo?
2.	Alguém te convidou para ir ao evento? Quem?
3.	Você gostou do evento? O que mais te tocou?
4.	Você realmente decidiu se converter a Cristo?
5.	Você entendeu a experiência pela qual passou?Como é um testemunho efetivo, e­ficiente e efi­caz? É um testemunho que aborda, de maneira simples, clara e objetiva, quem era você antes de se converter a Cristo, como foi sua experiência de conversão e quem é você hoje, após a conversão a Cristo. Após isso, peça ao recém-convertido para lhe contar a experiência de conversão dele. Você pode ajudá-lo a fazer isso lhe fazendo as seguintes perguntas:

Após isso, se você perceber que a pessoa não entendeu bem o que aconteceu e que a decisão dela por Cristo está inconsistente, diga-lhe que a razão deste primeiro encontro é para que você a ajude a entender melhor o que é seguir a Cristo e ela confo­rme a decisão de se converter a ele.

Para fazer isso, compartilhe com o recém-convertido as quatro leis espirituais. Comece perguntando: “Você já ouviu falar das quatro leis espirituais?”. Após a resposta, apresente cada uma delas.

 

  Dito isso, pergunte à pessoa:

1. Você já recebeu a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida?

2. Gostaria de con­firmar essa decisão?

3. Para isso, faça a seguinte oração:

“Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e o recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por ter morrido na cruz para perdoar meus pecados, por me dar a vida eterna e por me aceitar como eu sou. Tome conta da minha vida e faça de mim a pessoa que deseja que eu seja. Amém!”.

4. Essa oração expressa o desejo do seu coração? Se assim for, Cristo entrou em sua vida, como prometeu.

Encerre o encontro orando pelo recém-convertido e agendando o próximo.

 

 

2 ENCONTRO:VIVENDO UMA NOVA VIDA

Inicie o encontro, perguntando como foi o período desde o último encontro até agora. Para se solidarizar e animar o recém-convertido, compartilhe com ele difi­culdades e vitórias semelhantes às que ele te contar.

Após isso, transicione a conversa para o tema do encontro, a nova vida em Cristo.  Pergunte:

1. Você sabe o que aconteceu com você após a sua conversão a Cristo?

No momento em que você, em um ato de fé, recebeu a Cristo:

 


Uma nova vida é alcançada mediante arrependimento, ou seja, mudança de atitude. Os dois círculos abaixo representam duas diferentes atitudes em relação à vida (imprima as duas imagens e leve-as com você):



 Inicie o encontro, perguntando como foi o período desde o último encontro até agora. Para se solidarizar e animar o recém-convertido, compartilhe com ele di­ficuldades e vitórias semelhantes às que ele te contar.

Após isso, para transicionar a conversa para o tema do encontro, crescimento espiritual, pergunte:

Para crescer espiritualmente, ou desenvolver um rela cionamento com Deus, você deve praticar o seguinte:

 

Antes de orar pelo recém-convertido, encerrando os encontros, reforce a importância de ele, para um crescimento contínuo, participar de uma célula, cursar o “Aconchegando-se à Igreja” do IAM e ser batizado. Ofereça-se para ajudá-lo quanto às informações e matrícula no IAM. Após isso, ore encerrando os encontros e se coloque à disposição do recém-convertido para qualquer necessidade.

Nota:

Os itens 2, 3 e 4 deste material estão baseados no folheto “As Quatro Leis Espirituais”, de Bill Bright, publicado pela Cruzada Estudantil e Pro­fissional para Cristo.